quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SOBRE CERTOS TIPOS DE IRRACIONALIDADE




Certo dia estava eu, na frente da TV, quando anunciaram que um acidente ocasionou a morte de quatro pessoas e uma, apenas uma, sobreviveu e ainda assim com graves sequelas. Estavam algumas pessoas comigo e uma delas disse “Graças a Deus que ela sobreviveu!”. E eu fiquei me perguntando: e graças a quem morreram as outras quatro?

A conversa continuou e outra pessoa disse: “pelo menos fulano cumpriu sua missão na terra!”. E eu volto a me perguntar: que missão? Será mesmo que cada um de nós tem uma missão pra cumprir, da qual nascemos sem saber, vivemos nela, e depois disso somos descartados como se fôssemos um objeto inanimado, sem vontade, que estivesse a serviço de alguém absolutamente arbitrário, fascista, e que simplesmente ignora a dor de quem fica vivo, e sofrendo pela pessoa que se foi?

O grande pensador francês Jean Paul Sartre, é o pai da teoria que derruba completamente essa ideia de “cumpriu a missão na terra”, dizendo que “A existência precede a essência!”. Ou seja, é necessário primeiro existir para depois se ter uma essência, para que a vida tenha um sentido, uma “missão”. Em outras palavras, não somos um objeto, que já se sabe para que serve, antes mesmo que ele exista, somos seres humanos que só adquirimos uma finalidade quando vivemos!



Deste modo, esse papo de missão na terra, é um argumento para quem se apega a questões metafísicas para explicar o que a ciência ainda não consegue explicar, e se volta contra aquilo que está provado cientificamente.

“Não sois máquina! Homens é que sois!”
(Charles Chaplin)

13 comentários:

  1. aran e vc acha q veio daonde? oq vc acha q esta fazendo aki? Nos temos uma missão na terra q DEUS nos deu qdo nnos mandou. ELE sabe oq faz e predestinou todos nos para levar seus ensinamentos aos impuros! DEUS é o caminho!

    ResponderExcluir
  2. Salmo 139:

    “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
    Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
    Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
    Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
    Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (16)

    Amigos, este salmo diz tudo em parcas palavras! Deus conhecia a queda do homem e ainda assim o criou. E Deus planejou sua redenção antes de criá-lo! Deus conhece a tudo e a todos e não só sabe o que acontecerá em nossas vidas, mas também nos instruiu em missões, pois Ele as escreveu e nos guiará, hoje, ontem e sempre, na medida de Sua divina vontade!

    Paz a todos!

    ResponderExcluir
  3. Oh Daniel, que bom então que temos missão na terra! E por falar nisso, qual a sua? Porque eu sinceramente não sei qual a minha, e tenho medo que quando eu "cumpri-la" Deus me mate sem mais nem menos!
    Eu honestamente não acho certo, venerar um Deus que me manda pra terra, pra cumprir uma tarefa que nem sequer eu sei qual é, e quando eu terminá-la, ele me tirar a vida de forma autoritária, unilateral, sem pensar nas consequências, e eu ainda ter que agradecer por isso!
    Como se esse tipo de crítica me mandasse direto pro inferno, ou seja, Deus é pior que os maiores ditadores da história, porque a opinião dele tem obrigatoriamente que prevalecer, não pode ser criticado sob pena de a minha alma queimar no fogo do inferno por toda a eternidade, e por fim eu devo ser governado por ele, sem que eu o escolha pra ser meu líder!
    Acho que esse Deus venerado pela maioria das pessoas, não me parece tão bom quanto dizem!

    ResponderExcluir
  4. Minha missão e levar a PALAVRA DE **DEUS** para quem n sabe. DEUS mudou meu viver e vai mudá o seu tb. Entrege a sua alma ao SENHOR JESUS e ele te trazerá mts graças!

    ResponderExcluir
  5. Daniel, Deus só não te ensinou ortografia, né?!
    "Mudá" não existe na língua portuguesa, "muda" existe, mas como 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo mudar, "ela/ele muda"; muda - uma pessoa que não fala... mas "mudá", não conheço...
    "Entrege", nem vou comentar que faltou um "u" entre o "g" e o "e"... vou considerar que você esqueceu essa letra...
    Agora "trazerá" é demais, não?! Se você quis dizer que alguém vai te trazer alguma coisa, na 3ª pessoa do singular do futuro do presente, você deveria usar "trará".
    Pense nisso. Daí, se você melhorar um pouco sua ortografia, poderá convencer melhor as pessoas que Deus as trará alguma graça... Desse jeito, você perde a credibilidade...

    ResponderExcluir
  6. "Na medida de Sua divina vontade"... isso é ou não é megalomania psicótica? Cria tudo por meio de si e para si, faz da vida dos outros o que bem entender, cria e destrói ao seu bel-prazer... quem é esse, Deus ou Gengis Khan?

    ResponderExcluir
  7. Se ele é tão poderoso assim, eu acho que não preciso entregar nada pra ele!

    Na verdade ele já teve muitas chances de mostrar sua existencia, mas infelizmente não aproveitou nenhuma delas! E vc pensa que ele existe mas devia saber que sua crença devia ser baseada no "achismo" porque não exitem evidencias científicas da existencia dele, assim como eu penso que ele não existe mas seu que posso estar errado!

    O problema de voces religiosos é que pensam que a verdade sobre a existencia de deus é absoluta, e acaba distorcendo todo o resto!

    ResponderExcluir
  8. Gênesis 49 : 8, 10:

    "Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão... O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos."

    Amigos, essa profecia indicava que, tanto o Messias descenderia da tribo de Judá, quanto que sempre haveria um rei de Judá sobre a nação. Quando Saul é deposto, Davi se torna rei. E de que tribo é Davi, e os reis a partir de então? Judá. Isso me diz que, mesmo ao escolher Saul como rei, Deus sabia o que sucederia, tanto é que havia revelado a Jacó, centenas de anos antes. O SENHOR DEUS a tudo conhece! A ti, a mim, AMA e conhece a todos! Sabe e escreveu todos os destinos, todas as coisas!

    O que são provas científicas diante da grandeza de nosso SENHOR DEUS? A ciência não é suficiente para alcançar a sabedoria do NOSSO SENHOR! DEUS se revela pelos milagres do dia-a-dia, pela paixão daqueles que nEle crê!

    Paz a todos!

    ResponderExcluir
  9. Deus é Deus. E Ele pode todas as coisas, inclusive acabar com um povo inteiro pois foi Ele quem deu a vida e tem o direito de tirá-la.
    Pode parecer absurdo, mas pra mim o ponto é quem está por trás disso. Se fosse um homem, seria absurdo. Mas é Deus.
    Portanto ele nos deu uma missão e qdo entender que já cumprimos, Ele nos retira da Terra, simplesmente.

    ResponderExcluir
  10. oh Leonardo, o texto publicado, não tem nada a ver com o seu sermão, desculpa mas acho que voce perdeu um pouco o foco!

    e sim, Deus me ama, ama voce, e ama todo mundo, mas se voce desrespeitar algum mandamento dele, vai queimar no fogo do inferno pro resto da vida, mas isso nada mais é do que uma prova de amor, claro que é!

    Provas científicas não são necessárias? bom o assunto acabou aqui!

    ResponderExcluir
  11. Juliana, não é porque ele é Deus (acho difícil acreditar que ele exista) que pode fazer o que bem entender, sem nenhum critério pra isso, voce acha mesmo justo ele dar e tirar a vida de alguem sem nenhum propósito aparente?

    é disso que o post trata, não razões lógicas nas escolhas que ele faz, e mesmo assim tem muitos admiradores, e eu continuo sem entender!

    ResponderExcluir
  12. Deus é Deus, homem é homem, grilo é grilo... a lagartixa cor-de-rosa plantando banananeira no jardim florido... Deus mata e dá a vida por conta do princípio bíblico da rebimboca da parafuseta... Deus é, Deus foi, Deus isso, Deus aquilo...

    "Amigos", gostaríamos de informações mais plausíveis... Discursos grandiloquentes e raciocínios esdrúxulos são muito pouco convincentes, vocês não acham? Vocês são muito presos ao que dispõe a "bíblia"... ela é muito controversa...
    Estamos preparando um texto sobre essas controvérsias... Logo, logo, ele estará aqui para que vocês forneçam as informações que Deus sussurrou aos vossos ouvidos, pessoalmente.

    "Paz a todos!"

    ResponderExcluir
  13. Discutir não muda o percurso do mundo e nem a ignorância do homem, e sim aumenta a insignificância de cada um de nós. Quando publicamos algo temos que estar aberto a respostas de outros.. Pense nisso!!

    ResponderExcluir