quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A intrigante manifestação popular no caso Isabella Nardoni

            Muito me intriga a revolta dos brasileiros com a morte de Isabella Nardoni. A menina, como se sabe, foi defenestrada do sexto andar do Edifício London, em março de 2008, depois de ter sido agredida pelo pai e pela madrasta. Na ocasião, quando da prisão temporária do casal, as pessoas saíram às ruas para se "manifestarem" contra os acusados. Sob os gritos em uníssono de "justiça", mostrados pela carniceira mídia sensacionalista brasileira, as pessoas comemoravam, como em uma final de Copa do Mundo de futebol, o encarceramento dos acusados.

            Fico intrigado não porque tenho alguma piedade dos acusados, por terem assassinado a garota, como demonstram todos os indícios e provas (com muita contundência). Como todas as pessoas de inteligência média, entendo que devam ser punidos pelo crime que cometeram. Acho uma barbárie a atitude do casal. Não tenho dúvidas sobre isso.

            Mas, o intrigante mesmo é como as pessoas são manipuladas pelos veículos de comunicação. Inebriadas pelo sensacionalismo jornalístico, as pessoas se manifestavam, desnecessariamente, como se estivessem fazendo um bem para a humanidade. Como se estivessem operando a justiça, simplesmente porque a mídia deu grande importância à morte da menina, de classe média alta, defenestrada do sexto andar pelo pai.

             Mais intrigante ainda é saber que outras crianças ao redor do país (e do mundo) morrem de igual ou pior maneira. Crianças de um, dois, três, sete, dez anos etc., morrem aos milhares por causas diversas, por falta das coisas mais básicas (como saúde, comida etc.). Enfim, morrem por negligência criminosa do Estado e da puritana sociedade brasileira... Mas as pessoas se manifestam por isso? Não, definitivamente, não.

             O que me intriga não é tanto o fato de as pessoas se revoltarem com essa situação isoladamente (mesmo que tenhamos tantos outros milhares de crianças morrendo covardemente por negligência deliberada e ninguém se preocupa), o que mais me intriga é que as pessoas poderiam fazer a diferença se fossem mais politizadas, se não tratassem questões políticas de extrema importância como se não fossem de sua responsabilidade, como se a única obrigação política que tivessem fosse votar de dois em dois anos.
             
             As mesmas pessoas que se dizem “revoltadas” com tal situação, elegem, como seus representantes, pessoas como José Sarney, Paulo Maluf, Renan Calheiros etc. Ninguém se manifesta para banir esses figurões coronelistas do cenário político brasileiro, que, entre as diversas injustiças que cometem, tiram a saúde, a educação e a comida de milhões de crianças brasileiras em favor de suas célebres ganâncias. Isto é, muitas crianças morrem por conta da ganância desses senhores.

             O fato é que tal “manifestação” em favor de Isabella Nardoni não fez a menor diferença para a situação social no Brasil. Outras crianças continuam morrendo de maneira covarde no país, mas ninguém sabe, porque a “responsável” mídia pátria pouco informa e alardeia essa situação (como alardearam o caso isolado de Isabella Nardoni). Qual a diferença entre as outras crianças que morrem por aí e Isabella Nardoni? A classe social? A cor da pele?

             Se fizéssemos uma manifestação a cada dia por conta das crianças mortas e dos absurdos gloriosos cometidos pelas autoridades políticas e pelas elites brasileiras, talvez tivéssemos uma situação social diferente.

             Talvez, as pessoas que estivessem lá, “manifestando” em favor da garota assassinada, estivessem em Brasília, pedindo o banimento de José Sarney do cenário político brasileiro, muita coisa seria diferente. Este, sim, seria um nobre motivo para uma manifestação, pois resolveriam muitos problemas de uma vez só. Muitas crianças deixariam de sofrer com a fome, com a falta de escola e professores e com as precárias condições da saúde brasileira... Salvaríamos muitas mais vidas... Muitas crianças.

5 comentários:

  1. Meu caro Rafael,

    Neste nosso país amado, as pessoas se revoltam simplesmente quando seu time nao conseguiu vencer uma partida de futebol, vão ao aeroporto, ao treinamento etc para protestar, para protestar como se estivesse cumprindo o seu papel de cidadão com tal atitude.

    Acho que se pudessemos canalizar esse sentimento de insatizfação que vc citou no caso da isabella Nardoni, e outros como os "torcedores cidadãos" para uma coisa realmente produtiva, como manifestações políticas, sociais etc, o nosso cenário seria bem melhor, disso eu tenho certeza.

    Parece que a mídia adora brincar com a nossa ignorancia e inventar heróis e vilões, e com isso, encubrir os fatos. Se ela diz que fulano é bom, o povo acredita pq não tem senso crítico, se diz que ele é ruim o povo vai na onda, pq adora um Datena que "mete o pau mesmo".

    Mas acho que a falta de politização da nossa sociedade é um ciclo vicioso, porque o povo não vota bem, o Estado fica então em mãos ruins que não se preocupa em educar seus cidadãos que quando voltarem às urnas, completarão esse ciclo. Infelizmente a minoria politizada não é suficiente para mudar este quadro, e a evolução cultural fica, como diria Lulu Santos, "Com passos de formiga e sem vontade."

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Gostei muito e prometo acompanhar sempre! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Juliana, obrigado!! Volte sempre!! Seja bem-vinda (à selva)!! Abraço!!

    ResponderExcluir